Pesquisa base Pesquisa avançada Pesquisa palavras-chave Pesquisa notas de despacho
IUSIMPRESA - Observatorio Bibliográfico do Direito da Economia
Segunda, 15 Outubro 2018
IT
IT
EN
EN
FR
FR
ES
ES
DE
DE
PT
PT



Resenha de Imprensa Resenha de Imprensa - Detalhe do Artigo [Imprime esta página]
Nuovo Quotidiano di Puglia - 01/02/2004
Vincenzo Maruccio


Um baptismo em Bruxelas e o portal Internet nascido e „crescido“ no Salento vai ser o orgulho da Europa do futuro. Um triunfo que supera as previsões para www.iusimpresa.com, que contem toda a bibliografia do mundo do direito e da economia em cinco línguas.

Teria que ser uma importante montra aquela da capital da União Europeia, mas revelou-se muito mais quando Giorgio Mantovano, Economista de Lecce e inventor desta “criatura” no seu papel de Director do observatório Centro Studi Informatica Giuridica de Lecce, decidiu presentar o projecto aos Parlamentares europeus. O Eurodeputado Gerard Collins, presidente da secção, falou de «uma “estréia” mundial que honra a União Europeia».

O Eurodeputado português José Ribeiro E Castro pediu oficialmente «a introdução também do Português entre as línguas do sítio, sendo a terceira língua falada no mundo» e anounciou que «será proposto à União europeia de suportar economicamente este intrumento inovador». Adriana Poli Bortone, eurodeputada de Lecce no papel de “dona de casa”, está pronta a apostar novamente num Salento que sabe propôr importantes ideias para a Europa. Uma cascada de elogios que – na passada quarta feira, no final da dupla presentação no terceiro andar do Parlamento europeu – tornou-se numa standing ovation: salvas de palmas para um projecto que junta a utopia das grandes “empresas” – todo o direito num clic - com a consistência das sinergias de um Comité científico que compreende Professores e especialistas italianos, espanholos, gregos, mexicanos e brasileiros.

Quem em Bruxelas não conhecia o projecto e ouviu Giorgio Mantovano ilustrar os pormenores da iniciativa ficou encantado.Pensar que se pudessem consultar de graça todas as informações do direito, passando em poucos segundos do Inglês ao Italiano, do Francês ao Espanhol, podia parecer uma ideia louca: o Observatório de Lecce transformou-a numa ideia genial.

Monografias, revistas (publicadas por casas editoras italianas e estrangeiras), notas de despacho, bibliotecas, etc.: tudo disponível com um click por meio de palavras-chave, motores de pesquisa e link.

Depois de dois anos de trabalho para juntar tradutores de língua materna do Ateneu, especialistas (Massimo Melica, Presidente do Centro studi informatica giuridica de Bari, Giuseppe Sidella, responsável do Observatório de Taranto, e Barbara Gualtieri, Professora da Universidade de Firenze) e Professores da Universidade de Lecce como Michele Carducci e Ernesto Capobianco, as centenas de “contactos” cada dia são o melhor prémio: desde o estudioso de Paris que está à procura de uma monografia numa biblioteca alemã até ao advogado espanhol que quer uma sentença de um Tribunal italiano. Pôr em contacto a comunidade científica internacional: esta é a finalidade do portal com as suas contínuas actualizações. Um êxito que seria suficiente para a maioria das pessoas - todos sonham com uma passarela em Bruxelas sem nunca conseguir - mas não para o Doutor Giorgio Mantovano que, apesar das resistências externas iniciais, não para e olha para o futuro: «O Parlamento Europeu é uma etapa importante mas não é uma meta: o portal vai crescer contando com o trabalho de equipa. A Europa vai expandir-se para o Este e outras Instituições universitárias estão interessadas».

O Eurodeputado e ex-Ministro irlandês Collins, agradeçendo a Poli Bortone pelo seu trabalho, disse claramente: «Não há nada de mais frustrante de procurar as informações e não as encontrar: queremos ir a Marte mas o acesso à informação hoje ainda é difícil. Este projecto é um maravilhoso passo em frente». O português Ribeiro E Castro foi mais adiante: «Vou contactar pessoalmente as Universidades portuguesas para que colaborem neste importante projecto. No âmbito da política de promoção da informação do projecto da União Europeia “Europa Electrónica” apoiei a prioridade de pôr este instrumento a disposição de todas as línguas e pediremos que a UE financie este instrumento também para os nossos futuros “colegas” da Europa do Este. Vamos fazer pressão sobre a Comissão Executiva da UE para consentir o acesso do maior número de línguas possível ao portal». De capital em capital www.iusimpresa.com: vai expandir-se como a Europa.


[Imprime esta página]

Home
Outras informações sobre este site
Contactos

Home Page | Mission | Palavras-chave | Revistas seleccionadas | Notas de despacho | Contactos
Links | Bibliotecas Italianas | Bibliotecas Estrangeiras | Casas Editoras | Conselho Directivo | Patrocínios Morais
Comité Científico | Resenha de Imprensa | Indicados por... | Demo | Privacy | Outras informações sobre este site


Iusimpresa ® Copyrights © e Direitos Reservados 2001
Para cada assinalação ou pedido pede-se de contatar Iusimpresa
Tel: (+39) 0832 309570 e-mail: info@iusimpresa.com
P.IVA: 02462600756
Osservatorio Centro Studi Informatica Giuridica di Lecce